Física na Prática


Todos estes Experimentos foram desenvolvidos ao longo do ano de 2012, com materias reciclaveis. 

Bexiga cheia de boca aberta.
Materiais: 1 bexiga, 1 garrafa pet de 2L, 1 prego, 1 vela e 1 alicate.
Montagem: Acendesse a vela  e com o prego sendo segurado pelo alicate esquentamos a ponta fina do mesmo. Em seguida foi feito um furo no fundo da garrafa, derretendo ela com o prego quente. Colocamos a bexiga dentro da garrafa e fixamos a  no bico da garrafa e enchemos - a de ar, com o dedo tampando o furo feito no fundo da garrafa.
Objetivo: Explicar e demonstrar o equilíbrio de pressão, que age nas superfíceis da bexiga.
Referência:Livro: Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais recicláveis e de baixo custo / Eduardo de Campos Valadares. - Belo Horizonte: Ed. UFMG 2000.
Teodolito 

Materiais: Aproximadamente 20 cm de cano de guarda chuva e de vareta também de guarda chuva. 1 xerox de transferidor de 360 graus, durex, cola super bonder 1 placa de isopor e 1 pode de pó royal.
Montagem: Cole o xerox no isopor; Cole a tampa do pote de pó royal no centro da circunferência como na figura ao lado. Fure parte superior do pote de maneira que a vareta ultrapasse do outro lado. Fixe com o durex o cano, mantendo o pote de cabeça para baixo, conforme a figura.
Objetivo: Demonstrar como podemos retirar  medidas de ângulos.
Referencia: http://www.ufrgs.br/cursopm/2009-jan/teodolito.htm
 Clepsidra

 É um relógio de água, tem o mesmo principio da ampulheta, totalmente feita com materiais recicláveis. Para montagem, foram utilizados cano de pvc de meia e luvas para fazer o suporte, duas garrafas pet com areia para sustentar a armação em pé. Micro equipo, encontrado em casas médicas, boia de pesca , chumbinho de pesca,  linha de nylon, prego, duas garrafas pet, sendo uma com o fundo cortado, roldana de borracha, um parafuso com rolha, papel cartão e papelão. Tem duração de aproximadamente uma hora.
Usamos como referencia o site: http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_55.asp



Barquinho a Vapor

Materiais: 1 pedaço de isopor; 1/2m mangueira de cobre, vela cortada e uma bacia com água.
Montagem: Enrole a mangueira de maneira uniforme, de modo que não crie vinco. Encaixe as duas extremidades no isopor  atravessando a placa, coloque a vela entre as extremidades, deixe-o flutuar sobre a bacia de água com a vela acesa.
Objetivo: Trabalhar conceitos de máquina térmica, fluido, pressão e transformação de energia.
Referência:Livro: Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais recicláveis e de baixo custo / Eduardo de Campos Valadares. - Belo Horizonte: Ed. UFMG 2000.

 Barquinho a vapor 2

Materiais: 1 caixa de leite de 1L, 1 lâmina de alumínio, no caso foi utilizado uma tira recortada de  latinha de refrigerante, 1 vela e fósforo.
Montagem: Verifique na Referencia tem o passo a passo.
Objetivo: Demonstrar o principio de uma máquina a vapor, e a dinâmica dos fluidos quando lá uma variação da temperatura.
Referência: http://www.manualdomundo.com.br/?s=barquinho+poc+poc
Fluido e Densidade

Material: 1 garrafa pet 2L com a parte de cima cortada, 2 fluidos de densidades diferentes, neste foi usado óleo e shoyu, aproximadamente 1L e 1/2, 2 sonrisal.
Montagem: Com a garrafa cortada, enchemos está com os dois fluídos. Em seguida colocamos os dois sonrisal um de cada vez. E observado o fenômeno  mostrando o comportamento dos fluidos.
Objetivo: Demonstrar a dinâmica dos fluídos.
Referência: http://www.manualdomundo.com.br/2011/08/torre-de-liquidos/
 Ótica Geométrica
Materiais:  4 copos de iogurte,1 lata de óleo, 10 cm de cano de pvc, 1 espelho convexo, 1 caneta de retroprojetor, um quadrado de 10 cm cada lado de folha de transparência, 1 palito de churrasco , 1 lampada de 120 V, uma extensão pequena e 1 tomada com bocal para ligar a lampada.
Montagem: Colar o espelho na extremidade do cano de pvc, fazer um buraco pequeno no fundo de um dos copos de iogurte e utilizar como suporte para o espelho. Desenhar uma seta no pedaço de folha de transferência  e colar na extremidade do palito de churrasco e fixar o palito em um copo de iogurte  Fazer um furo no fundo do copo de iogurte e fixar a tomada de bocal com a lampada neste furo, fazer um furo na lata, para está colimar a luz, emitida pela lampada.
Em seguida a linhar todo o sistema de modo que o espelho e a lampada estejam em extremidades oposta e o desenho que no caso é o teu objeto no meio do alinhamento.
Objetivo: Demonstrar os cinco tipos de imagens que se obtém neste espelho e também a diferença entre imagem real e virtual.
Referência: Livro de Fisica 4 Halliday Resnick 7ª ed Editora LTC




 Transferência de Calor

 Material: 1 garfo de aço, 1 vela, 3 tarraxas, 1 cola durapox, 7 cm de cano pvc e 1 quadrado de madeira 10 x10 cm.
 Montagem: Colar o cano na posição vertical no quadrado de madeira utilizado o durapox, em seguida colar o garfo na extremidade superior do cano, deixando o cabo livre. Em seguida com resina derretida colar as tarraxas no cabo do garfo e esquenta a ponta do cabo sendo esta o mais longe possível das tarraxas.
Objetivo: Demonstrar a transferência de calor por condução.
Referência:Livro de Fisica vol 2 Kazuhito Fuke Ed Saraiva.
 Pressão Atmosférica

 Material: 1 pote grande de vidro, 1 refratário,  água com corante e 3 velas.
Montagem:  Após fixar as velas no fundo do refratário, adicionar a água com corante até encher o refratário e em seguida com as velas acesas, colocar sobre elas o vidro de boca para baixo.
Objetivo: Demonstrar que conforme se dá a queima da vela, o gás é aquecido e o oxigênio consumido, quando não se tem mais oxigênio o gás antes aquecido começa a esfria e com isso como á uma diminuição na pressão dentro do pote a água começa a subir pelo mesmo.
Referência: http://www.youtube.com/watch?v=c9utVkLBN9w

Nenhum comentário:

Postar um comentário